Oi Galera, ontem começaram nossas aulas de dança, que por sinal foi Muito bom!
Por isso, resolvi colocar algumas coisas sobre o estilo que estamos aprendendo, o STREET DANCE.
Não deixem de ler, é muito importante sabermos de onde tudo começou, e faz parte da teoria.


Street Dance é uma dança de rua que envolve muito os três planos (baixo, médio e alto). Por causa disso, uma das principais dificuldades de quem dança street dance é a falta de força nos braços. Por isso, lembre-se sempre de fazer exercícios e de se alongar.


A Origem...
O Street Dance não surgiu tão remotamente como o Ballet Clássico, mas também não se trata de algo muito recente. Assim como os Estados Unidos, a Jamaica passava por conflitos civis e políticos, em que eram comuns os Disco-mobiles (carros de som semelhantes ao Trio Elétrico brasileiro) e Talk Over (canto falado com mensagens políticas). Por volta dos anos 68 e 69, Kool Herc, jamaicano fugido das lutas civis do país, chegou aos Estados Unidos trazendo às ruas as primeiras Block Parties (festas de quarteirão), no Bronx, assim como os Disco-mobiles. Por haver, no bairro, brigas de gangues na disputa de territórios, com agressões e mortes, um precursor do movimento cultural Hip Hop, Afrika Bambaataa, contribuiu para que as gangues resolvessem suas diferenças através da dança, chamadas "batalhas", disputas dançantes em que um dançarino "quebra" o outro, no sentido de dificultar a movimentação (batalhas de break) dentro das Block Parties. Com isso, a violência entre as gangues amenizou-se consideravelmente. A chamada cultura Hip Hop começou a se destacar nos anos 70, partindo do gueto nova yorkino do Bronx para Harlem e Brooklin, e, inevitavelmente, para todo o mundo. Em 1974, foi fundado o Zulu Nation (Maior organização de Hip Hop do mundo, fundada por Afrika Bambaataa), onde se originou os quatro elementos que caracterizam esta cultura:

*Rap (ritmo e poesia) - Constitui-se por uma fala ritmada e rimada, com expressões que refletem a realidade do jovem. Kool Herc o trouxe (por meio dos Toasters) nas Block Parties.
*DJ's e MC's (discotecários) - Manejam aparelhos de mixagem durante festas, com o intuito de produzir novas músicas e sons.
*Grafite - Eram demarcações de territórios entre gangues rivais, através de Tags (assinaturas) que, aos poucos, transformaram-se em forma de expressão artística.
*Street Dance - Os primeiros dançarinos (Breakdancers e B. Boys) protestavam contra a guerra do Vietnã através da teatralidade de cada passo, que representava uma violência física ao soldado, um dano causado, ou demonstrava seus ferimentos.


Dance com Deus e para Deus, this is the way!